Sustentabilidade

Politica de turismo sustentável

Biosphere Commited CompanyAs Casas do Pátio, Lda Country Houses & Nature são um conceito moderno, arrojado e peculiar, de Turismo em espaço rural – Casas de Campo, nas termas de Caldas da Felgueira, a poucos quilómetros da vila de Nelas, no distrito de Viseu. No total são 4 casas, cada uma representada por um dos quatro elementos (Ar, Água, Terra e Fogo). A modernidade e o conforto dão personalidade a cada uma das casas que, em comum, têm um pátio muito peculiar. As Casas do Pátio, Lda Country Houses & Nature nasceram da vontade de preservar a memória familiar e rejuvenescendo a casa dos avós e resgatando a herança materna do abandono silencioso. Nesse sentido, as Casas do Pátio, Lda Country Houses & Nature encaram as boas práticas de sustentabilidade, não como uma obrigação, mas sim, como uma forma natural de estar.
Conscientes da importância de manter um desenvolvimento turístico sustentável e assumindo os princípios adotados especificamente na Carta Mundial de Turismo Sustentável, as Casas do Pátio, Lda Country Houses & Nature comprometem-se a levar a cabo uma gestão sustentável das suas atividades, bem como, cumprir com os requisitos estabelecidos no referencial Biosphere Hotel, que inclui, entre outras coisas, os requisitos legais que regulam os efeitos gerados pela atividade turística. Assim sendo, baseamos todas as nossas políticas e valores nesse sentido e comprometemo-nos a:
  • motivar e formar os nossos colaboradores com ações de formação e consciencialização sobre os princípios do Turismo Responsável;
  • promover as boas práticas ambientais;
  • participar em atividades externas e a informar tanto interna como externamente sobre os avanços e ações ambientais da empresa;
  • lutar contra a exploração sexual, ou qualquer outra forma de exploração e assédio comercial, em particular das crianças, adolescentes, mulheres e minorias;
  • incluir o compromisso de adotar medidas de acessibilidade para pessoas com incapacidade (sensoriais, físicas, intelectuais e psíquicas).
Um dos nossos principais objetivos é aperfeiçoar a gestão sustentável, assumindo os compromissos de melhora contínua em todos os âmbitos da sustentabilidade: social, económica e ambiental, assim como a satisfação do cliente. Para isso, os futuros projetos de ampliações das instalações ou atividades submeter-se-ão aos critérios de sustentabilidade e eficiência do uso dos recursos.
Visão
As Casas do Pátio, Lda Country Houses & Nature pretendem ser o motivo pela escolha do destino.
Missão
Para serem a principal motivação para a escolha das termas da Felgueira, as Casas do Pátio, Lda Country Houses & Nature têm a missão de:
  • Estruturar o produto que oferecem de acordo com o seu publico alvo
  • Criar novas ofertas de serviços/experiências internas
  • Melhorar os equipamentos
  • Capacitar o espaço com experiências, atividade e serviços que sejam geradores de procura, que tornem as Casas do Pátio, Lda Country Houses & Nature um refugio secreto
  • Reposicionamento
Valores
Os valores que norteiam Casas do Pátio, Lda Country Houses & Nature são:
  • Proximidade (sensação de aconchego aos hospedes, o espaço é dos hospedes, a exclusividade)
  • Diferenciação (oferta de propostas enriquecedoras, diferentes)
  • Respeito (natureza, património local)
  • Sustentabilidade (natureza, comunidade local, tradições
  • Família (Manter vivas as memorias da família e o legado familiar)
Esta Política de Turismo Responsável atualizar-se-á sempre que as circunstâncias o exijam, adotando e publicando em ambos casos novos objetivos de sustentabilidade.

Manifesto do turista responsável

Viajar é CONHECER outros meios de viver, de ser e estar no mundo. É ENTENDER que o nosso planeta é tão finito como imenso, que o ser humano é tão idêntico e tão diferente. É RESPEITAR essa diferença e viver-la, torná-la nossa e PRESERVAR a sua existência tal e qual como ela é. É PARTILHAR com os que se encontram connosco, com os brevemente partirão e com os que conhecemos dentro do nosso trajeto. Porque viajar é isso mesmo: VIVER.

1. SÊ CONSCIENTE DOS RISCOS AO VIAJAR E TOMA AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS

  • Quando planeares a tua viagem, certifica-te de conhecer as caraterísticas do destino que queres conhecer e toma as medidas necessárias para teres a documentação atualizada, tal como, seguros e dados de saúde que te possam ser solicitados. Além disso, segue em todos os momentos, as recomendações das autoridades locais, sobretudo em caso de emergência. Comprova a composição dos produtos que consomes para evitar qualquer risco, sobretudo os que possam surgir derivado a reações alérgicas ou intolerâncias.

2. IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO LOCAL DO DESTINO CONSUMINDO PRODUTOS E SERVIÇOS LOCAIS.

  • Apoia o empreendedorismo local consumindo produtos ou serviços que sejam produzidos no destino e cujos benefícios diretos e indiretos sejam repartidos transversalmente e favoreçam os grupos mais vulneráveis. Desta forma, sempre que consumires qualquer bem ou serviço, compra apenas aqueles que realmente necessites e fá-lo a um preço justo para não destabilizar a economia local nem as condições de vida dos proprietários ou colaboradores dos negócios locais.

3. APRENDE E PARTILHA SOBRE A COMUNIDADE QUE TE RECEBE RESPEITANDO OS SEUS VALORES E TRADIÇÕES.

  • Aprende, sempre que possível, sobre os aspetos culturais do destino que visitas (costumes, gastronomia, idiomas ou dialetos, tradições, património). Assegura-te que conheces as normas sociais para evitar comportamentos que possam ser ofensivos ou humilhantes para a comunidade que te recebe. Do mesmo modo, torna-te um exemplo de tolerância criando oportunidades de aprendizagem mútua com os locais e turistas, evitando situações de conflito ou indesejadas.

4. CONTRIBUI PARA A CONSERVAÇÃO, PROTEÇÃO E REGENERAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES DOS DESTINOS.

  • Desfruta apenas de produtos, serviços e experiências que garantam a exploração sustentável dos recursos aquáticos e terrestres do destino e que respeitem o habitat natural da fauna e flora autóctone e não só, evitando os maus tratos a animais ou destruição da envolvente. De igual forma, adota uma conduta responsável, evitando a criação de resíduos e colabora com os programas de recolha e limpeza realizados no destino para evitar a deterioração dos espaços naturais e manter a biodiversidade.

5. RESPEITA A DIVERSIDADE E NÃO FOMENTES OU PARTICIPES ATIVIDADES DISCRIMINATÓRIAS.

  • Favorece a eliminação de barreiras que limitem a integração das pessoas por motivos de género, origem, religião, orientação sexual, situação económica ou outra condição, evitando linguagem sexista, comentários ofensivos ou uso de estereótipos negativos. Igualmente, facilita o acesso à igualdade de oportunidades a aqueles que tenham necessidades especiais no que concerne a mobilidade ou comunicação, respeitando os espaços ou serviços destinados para o uso destes.

6. CONSOME DE FORMA RESPONSÁVEL E PARTICIPA NA GESTAO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS.

  • Escolhe produtos, serviços ou experiências que garantam a gestão e uso inteligente e eficiente dos recursos hídricos e energéticos, consumindo os que gerem menor impacte no destino e possam ser recicláveis ou reutilizáveis. Evita o consumo excessivo da água e opta, sempre que possível, por transportes com emissões reduzidas ou inexistentes. Igualmente, calcula a tua pegada de carbono e compensa-a na medida do possível.

7. FAVORECE A SUSTENTABILIDADE DO PATRIMÓNIO E INFRAESTRUTURAS DO DESTINO.

  • Presta especial atenção em reconhecer como está a ser gerido o destino e as infraestruturas que o compõem (edifícios, transportes, casas, espaços públicos, etc.) para que a tua visita não suponha uma alteração na vida local. Além disso, contribui para a conservação das atrações turísticas, respeitando as normas e os acessos concebidos para a sua preservação e proteção.

8. ESCOLHE PRODUTOS, SERVICOS OU EXPERIÊNCIAS QUE POTENCIEM A SUSTENTABILIDADE DO DESTINO ATRAVES DA |+D+|.

  • Dá prioridade aos produtos, serviços ou experiências que, incorporem novas tecnologias e métodos inovadores que contribuam para a sustentabilidade do destino através da poupança ou da melhor utilização dos recursos, da informação ou da capacidade de comunicação.

9. FOMENTA AS CONDIÇÕES LABORAIS DIGNAS E JUSTAS QUE RESPEITEM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES.

  • Analisa e verifica se os produtos ou serviços que consomes, são produzidos em condições laborais dignas e justas que integrem a população local ou em risco de exclusão social e que evitem a exploração sexual ou infantil, o mau trato a animais, entre outros. De igual forma, trata de forma respeitosa todos os trabalhadores, tanto os das empresas do destino que viajas como os da tua própria comunidade.

10. JUNTA-TE AO MANIFESTO DE TURISTA RESPONSÁVEL E PARTILHA-O.

  • Apoia iniciativas e programas que fomentem o intercâmbio de experiências e boas práticas e que favoreçam a paz, participando ativamente nas redes, associações, atividades e alianças que promovam o desenvolvimento sustentável. Começa por aderires ao Manifesto de Turista Responsável, realizando as ações sustentáveis identificadas e partilha este teu compromisso com outras pessoas.

Os nossos Compromissos

Com a NATUREZA:

As CASAS DO PÁTIO, L.DA – COUNTRY HOUSES & NATURE não pretendem ser só mais uma unidade de alojamento do setor do Turismo Rural. As nossas preocupações vão mais longe porque estamos enquadrados num local onde a NATUREZA se evidência de forma muito especial, da conjugação da Terra com o Ar Puro, da Água com o Fogo, dando origem às Águas Termais (Frias e Quentes), não faria outro sentido que não fosse as nossas Casas homenagearem o que temos de mais precioso para nós e gerações vindouras.

As nossas Casas são desde logo Amigas do Ambiente pois, nos dias de sol (muitos dias durante todo o ano!!!) a energia solar é a fonte principal de aquecimento das águas e nas nossas cozinhas todos os equipamentos são elétricos e de categoria A+ ou superior.

As Casas do Pátio – Country Houses & Nature abraçam o melhor que a região oferece.
In Guia do Expresso BOA CAMA BOA MESA

Ambiente e Sustentabilidade são o mote das nossas preocupações.

Sabia que:

  • nos nossos pequenos-almoços privilegiamos os produtos naturais e da nossa região;
  • os nossos sumos naturais são feitos com fruta de produtores locais;
  • estando enquadrados na Região da Serra da Estrela não falta o saboroso queijo da serra amanteigado e o cremoso requeijão;
  • o miminho doce da manhã é produzido todos os dias por nós com ovos caseiros.

Por outro lado, as atividades que promovemos e publicitamos aos nossos hóspedes são sempre de encontro com a Natureza!
Passeios pela aldeia das Caldas da Felgueira, mergulhos nas Praias Fluviais da região e degustação de vinhos do Dão, são algumas dessas experiências que agradam a pequenos e graúdos.

  • Pedimos aos nossos hóspedes que sinalizem quando pretendem a muda das suas toalhas;
    Os desperdícios do papel higiénico são reaproveitados para uso exclusivo dos nossos colaboradores;
  • Em 2019 passámos a ter exclusivamente disponível nas nossas casas as amenities Só Sabão/Amor Luso, produzidos artesanalmente na região feitos a partir de produtos como grainhas de uvas do Dão ou azeite . São uma linha de produtos amigos do ambiente com base de produtos naturais e isentos de aromas artificiais e , onde as embalagens são também uma preocupação ecológica;
  • A nossa iluminação visa ser maioritariamente natural daí que, grande parte das divisões sejam bem arejadas e com excelente exposição solar. Por outro lado, as nossas lâmpadas são de LED por forma a evitar o consumo excessivo de energia elétrica. Além disso, as zonas de passagem, são iluminadas com lâmpadas com sensores de movimento.
  • O nosso pátio/jardim de Inverno tem uma Oliveira galega, videiras de Touriga Nacional, além de outras plantas protegidas como o azevinho.

 

Com a COMUNIDADE:

  • Valorizamos o património cultural da região, assim elegemos alguns objetos como parte da decoração das Casas do Pátio. Assim, poderá encontra um antiga pasteleira (bicicleta) património da família e que era usada antigamente pelo avó como meio de transporte. Os candeeireiros presentes em todo o ambiente interior são reaproveitamento de antigos garrafões de vinho… agora transformados em objeto de decoração.
  • Na receção/Sala de Estar poderá encontrar alguns produtos locais e da região para venda como vinho do Dão do nosso parceiro PalWines, os Sabonetes da Só Sabão, os produtos cosméticos da Amor luso… bem como outros ricos e interessantes artigos. Pretendemos assim que quem nos visita possa também levar para casa um miminho local.. e contribua para a valorização dos produtos locais e regionais e para o desenvolvimento económico e sustentável da região.
  • No ano 2019 orgulhamo-nos de termos apadrinhado um animal selvagem, ÁGUIA DE ASA REDONDA, que se encontra em recuperação no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) e que mais tarde teremos o privilégio devolver ao seu meio ambiente. Escolhemos o Cervas, por conhecermos o seu excelente trabalho desenvolvido na região, sobretudo na zona da Serra da Estrela… e por considerarmos que a nossa missão/compromisso com a natureza e com a comunidade só faz sentido ajudando associações deste género.