Os nossos Compromissos

Com a NATUREZA:

As CASAS DO PÁTIO, L.DA – COUNTRY HOUSES & NATURE não pretendem ser só mais uma unidade de alojamento do setor do Turismo Rural. As nossas preocupações vão mais longe porque estamos enquadrados num local onde a NATUREZA se evidência de forma muito especial, da conjugação da Terra com o Ar Puro, da Água com o Fogo, dando origem às Águas Termais (Frias e Quentes), não faria outro sentido que não fosse as nossas Casas homenagearem o que temos de mais precioso para nós e gerações vindouras.

As nossas Casas são desde logo Amigas do Ambiente pois, nos dias de sol (muitos dias durante todo o ano!!!) a energia solar é a fonte principal de aquecimento das águas e nas nossas cozinhas todos os equipamentos são elétricos e de categoria A+ ou superior.

As Casas do Pátio – Country Houses & Nature abraçam o melhor que a região oferece.
In Guia do Expresso BOA CAMA BOA MESA

Ambiente e Sustentabilidade são o mote das nossas preocupações.

Sabia que:

  • nos nossos pequenos-almoços privilegiamos os produtos naturais e da nossa região;
  • os nossos sumos naturais são feitos com fruta de produtores locais;
  • estando enquadrados na Região da Serra da Estrela não falta o saboroso queijo da serra amanteigado e o cremoso requeijão;
  • o miminho doce da manhã é produzido todos os dias por nós com ovos caseiros.

Por outro lado, as atividades que promovemos e publicitamos aos nossos hóspedes são sempre de encontro com a Natureza!
Passeios pela aldeia das Caldas da Felgueira, mergulhos nas Praias Fluviais da região e degustação de vinhos do Dão, são algumas dessas experiências que agradam a pequenos e graúdos.

  • Pedimos aos nossos hóspedes que sinalizem quando pretendem a muda das suas toalhas;
  • Os desperdícios do papel higiénico são reaproveitados para uso exclusivo dos nossos colaboradores;
  • Em 2019 passámos a ter exclusivamente disponível nas nossas casas as amenities Só Sabão/Amor Luso, produzidos artesanalmente na região feitos a partir de produtos como grainhas de uvas do Dão ou azeite . São uma linha de produtos amigos do ambiente com base de produtos naturais e isentos de aromas artificiais e , onde as embalagens são também uma preocupação ecológica;
  • A nossa iluminação visa ser maioritariamente natural daí que, grande parte das divisões sejam bem arejadas e com excelente exposição solar. Por outro lado, as nossas lâmpadas são de LED por forma a evitar o consumo excessivo de energia elétrica. Além disso, as zonas de passagem, são iluminadas com lâmpadas com sensores de movimento.
  • O nosso pátio/jardim de Inverno tem uma Oliveira galega, videiras de Touriga Nacional, além de outras plantas protegidas como o azevinho.

Com a COMUNIDADE:

  • Valorizamos o património cultural da região, assim elegemos alguns objetos como parte da decoração das Casas do Pátio. Assim, poderá encontra um antiga pasteleira (bicicleta) património da família e que era usada antigamente pelo avó como meio de transporte. Os candeeireiros presentes em todo o ambiente interior são reaproveitamento de antigos garrafões de vinho… agora transformados em objeto de decoração.
  • Na receção/Sala de Estar poderá encontrar alguns produtos locais e da região para venda como vinho do Dão do nosso parceiro PalWines, os Sabonetes da Só Sabão, os produtos cosméticos da Amor luso… bem como outros ricos e interessantes artigos. Pretendemos assim que quem nos visita possa também levar para casa um miminho local.. e contribua para a valorização dos produtos locais e regionais e para o desenvolvimento económico e sustentável da região.
  • No ano 2019 orgulhamo-nos de termos apadrinhado um animal selvagem, ÁGUIA DE ASA REDONDA, que se encontra em recuperação no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) e que mais tarde teremos o privilégio devolver ao seu meio ambiente. Escolhemos o Cervas, por conhecermos o seu excelente trabalho desenvolvido na região, sobretudo na zona da Serra da Estrela… e por considerarmos que a nossa missão/compromisso com a natureza e com a comunidade só faz sentido ajudando associações deste género.